Os estalos e barulhos articulares podem ser normais e fisiológicos, porém não devemos provocar os estalos repetidamente, uma coisa é uma articulação estalar quando realizamos um determinado movimento, outra coisa é repetirmos sempre esse movimento para provocar o estalo.
As articulações tem uma cápsula articular, que contém líquido sinovial. Este líquido sinovial, é formado por gases (oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono).
Dentro da cápsula que protege os ossos conectados por uma junta o líquido sinovial mantém a cartilagem, tecidos e músculos lubrificados e bem nutridos.
Quando os dedos são dobrados a cápsula da junta se estica. Para que a expansão tenha espaço, são liberados estes gases para fora do fluído.
O estalo dos dedos é o som do gás que é liberado em forma de bolhas do líquido sinovial.
Antes que o dedo estale novamente o líquido deve reabsorver o gás.
Outras causas de estalos:
Tendões e ligamentos estalam alto também, pois são como elásticos esticados sobre as juntas que mantém os músculos ligados aos ossos.

De maneira similar os ligamentos se estendem para conectar ossos a outros ossos. Algumas vezes os tendões e os ligamentos deslizam das suas posições nas juntas e então, rapidamente, estalam para voltar ao lugar.
Este barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea. Quando realizamos um movimento e a articulação estala pode ser normal, mas quando provocamos os estalos repetidamente é patológico.
O estalar das pequenas articulações como nos dedos das mãos, por exemplo, que é uma situação bastante comum, a longo prazo provoca um alongamento na cápsula ligamentar e este alongamento capsular leva a uma instabilidade relativa ( a junta fica meio frouxa) sempre que temos uma instabilidade o organismo tenta estabilizar a região com crescimento ósseo e esse crescimento ósseo periarticular é o osteófito ( bico de papagaio ) que faz com que as articulações fiquem mais grossas.

No caso da coluna, estes estalos podem levar a formação de osteófitos formando o popular " bico de papagaio".
Nenhum comentário:
Postar um comentário