segunda-feira, 30 de março de 2020

COMPONENTES INORGÂNICOS DA MATÉRIA VIVA 1



Sais Minerais
A água e os alimentos que você ingere trazem em sua composição certa porcentagem de elementos minerais que atuam principalmente como reguladores da atividade celular. Os sais minerais representam cerca de 1% do total da composição celular. Podem ser encontrados sob a forma insolúvel, entrando na composição de estruturas esqueléticas e de sustentação, como os ossos, nos vertebrados, ou os pólipos de corais ou carapaças de algas diatomáceas, entre outras. Quando os sais minerais se encontram dissolvidos em água, formam os íons. É sob essa forma que eles desempenham a sua atividade reguladora fundamental.

A seguir, relacionaremos alguns dos principais íons com o seu respectivo papel biológicos.

(PO4—-) Íon Fosfato
É encontrado nos líquidos intercelulares e no plasma sangüíneo.
No esqueleto, o íon fosfato, sob a forma de fosfato de cálcio, confere rigidez aos ossos. São
fundamentais nos processos de transferência de energia na célula.

(Mg ++) Íon Magnésio
É o átomo central das moléculas de clorofila. Essa substância é fundamental na captação da energia solar, indispensável para a realização do processo de fotossíntese. (Cl-) Íon Cloreto - É um dos componentes do suco gástrico de animais sob a forma de ácido clorídrico HCl. Participa dos processos de equilíbrio hídrico celular.

(Na+) Íon Sódio
É o único íon que deve ser adicionado artificialmente à alimentação sob a forma de cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), pois não se encontra nos alimentos em concentrações compatíveis com as necessidades celulares humanas. Está ligado à condução de estímulos nervosos nos neurônios.

(K+) Íon Potássio
Também está relacionado à condução de estímulos nervosos e ao equilíbrio hídrico das células. Ao contrário do sódio, encontrase em maior concentração no meio intracelular e em menor concentração no meio extracelular.

(Fe++) Íon Ferro
É um dos constituintes das moléculas da hemoglobina presente nas hemácias, responsável pelo transporte de gases da respiração pelo sangue. Também atua na fotossíntese.

(Ca++) Íon Cálcio
A maior parte do cálcio encontrado no organismo encontra-se sob a forma insolúvel (sais de cálcio) como componente do esqueleto. Está presente sob a forma iônica nos músculos, participando da contração muscular, nos líquidos intercelulares, linfa e no plasma sangüíneo, em que auxilia no processo de coagulação. Os compostos orgânicos são constituídos por moléculas menores denominadas de monômeros, os quais se ligam quimicamente, constituindo moléculas bem maiores e mais complexas, denominadas de
polímeros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapas Mentais para Vestibular e ENEM 2