sábado, 18 de abril de 2020

Resumo de Ecologia


1. Conceitos gerais

a) Ecologia
A ecologia estuda a vida na Terra, sua relação com o meio (fatores abióticos), e a relação dos seres vivos entre si (fatores bióticos).
b) Ecossistema 
É a unidade básica do estudo da ecologia, correspondendo o conjunto de seres vivos de diferentes espécies (comunidade) interagindo entre si, e com os fatores fisico químicos do meio à sua volta (luz, umidade, salinidade, solo).
c) Biótopo
É o espaço físico delimitado onde está estabelecido o ecossistema.
d) Biocenose
A comunidade biótica presente em um ecossistema. Pode ser definida como o conjunto de populações que habitam um determinado ambiente.
e) População
Referência ao grupo de indivíduos de uma mesma espécie que vive em um mesmo ambiente.
f) Habitat
Os organismos vivos possuem certo grau de adaptação a determinados ambientes, estabelecendo moradia, procriação e busca alimentos. Esse local passa a caracterizar o habitat natural da espécie.
g) Nicho ecológico
É a forma como cada indivíduo explora os recursos do meio. É o conjunto de atividades que desenvolve em seu habitat.

2. Cadeias e teias alimentares

Os ecossistemas apresentam os fatores bióticos representados por três categorias de seres vivos: os produtores, os consumidores e os decompositores.
a) Produtores
São os organismos autotróficos que introduzem energia nas cadeias alimentares, através da fotossíntese ou da quimiossíntese. São indispensáveis em qualquer ecossistema, pois são os únicos organismos capazes de transformar compostos inorgânicos em compostos orgânicos, que servirão de alimento aos seres heterotróficos.
b) Consumidores
Alimentam-se de produtores atuando como consumidores primários, ou de outros animais, ao longo da cadeia alimentar, podendo ser consumidores secundários, terciários ou quaternários, dependendo de sua posição na cadeia.
c) Decompositores Realizam a conversão de matéria orgânica em matéria inorgânica. Uma parte da matéria orgânica proveniente dos alimentos é oxidada no corpo dos seres vivos para obtenção da energia necessária às suas atividades vitais. Nesse processo (respiração celular) são formados e liberados para o ambiente gás carbônico e água (respiração celular aeróbia) ou outros produtos (fermentação, processo realizado por algumas bactérias e por alguns fungos)

3. Relações ecológicas

As relações ecológicas podem ser classificadas em:
a) Intraespecíficas ou homotípicas Quando ocorrem entre seres da mesma espécie.
b) Interespecíficas ou heterotípicas Quando ocorrem entre seres de espécies diferentes.
c) Positivas ou harmônicas
Quando não há prejuízo para nenhuma população nem para os indivíduos associados.
d) Negativas ou desarmônicas
Quando, pelo menos, um dos indivíduos ou uma das populações é prejudicada na associação.
3.1 Sociedades
Associações de indivíduos independentes, anatomicamente separados, organizados cooperativamente, com divisão de trabalho e um grau elevado de hierarquia (abelhas, formigas).
3.2 Colônias
Ao contrário das sociedades, nas colônias os organismos encontram-se unidos anatomicamente, de tal maneira que podem até ser confundidos com um só organismo, formando uma unidade estrutural.
3.3 MutualismoÉ um tipo de simbiose em que ambas as espécies que interagem obtêm benefícios; caracteriza-se por ser obrigatória, permanente e indispensável à sobrevivência dos indivíduos associados. Ex: líquens.
3.4 Protocooperação
A cooperação é a associação entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos se beneficiam, mas cuja coexistência não é obrigatória. Ex: pássaro-palito e crocodilo.
3.5 Competição
Interação em que indivíduos disputam os mesmos recursos ambientais.
3.6 Predatismo
É a interação desarmônica na qual um indivíduo (predador) ataca, mata e devora outro (presa) de espécie diferente. A morte da presa pode ocorrer antes ou durante a sua ingestão.
3.7 Parasitismo
É a associação desarmônica entre indivíduos de espécies diferentes na qual um vive à custa do outro, prejudicando-o. Ex: piolho, carrapato.

4. Ciclo do nitrogênio

O ciclo do nitrogênio consiste na passagem de átomos de nitrogênio de substâncias inorgânicas do meio físico para moléculas orgânicas constituintes dos seres vivos e vice-versa. O nitrogênio é um dos componentes essenciais na composição química dos seres vivos, pois ele entra na constituição de moléculas de aminoácidos, proteínas e as bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos.
a) Fixação ou biofixação
É a transformação de N2 atmosférico em amônia (NH3) executada por bactérias chamadas fixadoras.
b) Nitrificação
A ação conjunta das bactérias nitrosas (Nitrosomonas) e nítricas (Nitrobacter) permite a transformação da amônia em nitrato.
c) Desnitrificação
É a transformação de nitritos e nitratos em N2, que é devolvido à atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapas Mentais para Vestibular e ENEM 2