sábado, 16 de novembro de 2019

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS



PIRÂMIDES DE NÚMEROS
Representa a quantidade de organismos vivos em um nível trófico. Esse número demonstra quantos indivíduos são necessários para alimentar um outro nível. À medida que os níveis vão aumentando, o número de indivíduos pode diminuir ou aumentar, dependendo das características dos organismos envolvidos.
Quando a cadeia alimentar envolve a participação de organismos pequenos ou parasitas, os últimos níveis tróficos são mais numerosos; a pirâmide de números, então, fica invertida.

PIRÂMIDES DE BIOMASSA
Representa a quantidade de matéria orgânica presente nos seres vivos de um nível trófico desidratada. Isso implica dizer que a água e os sais minerais, por exemplo, não fazem parte dessa representação.

PIRÂMIDES DE ENERGIA
Representa a produtividade de um ecossistema, ou seja, a quantidade de energia que cada nível trófico possui.

Magnificação Trófica
Um dos mais sérios problemas atuais é o constante acúmulo, no ambiente, de subprodutos de indústrias químicas, como chumbo e mercúrio, e de moléculas sintéticas, como plásticos, detergentes e inseticidas. Esses produtos não podem ser decompostos pela maioria dos organismos que não possuem enzimas capazes de destruí-los ou oxidá-los. Em outras palavras, esses compostos não são biodegradáveis e, aos poucos, vão se acumulando no ambiente.
Quando ingeridos pelos seres vivos, tendem a se concentrar ao longo das cadeias alimentares porque não participam do metabolismo e sua eliminação é difícil. Consequentemente, os organismos dos últimos níveis tróficos acabam absorvendo doses altas dessas substâncias prejudiciais à saúde. Esse fenômeno é conhecido como magnificação trófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapas Mentais para Vestibular e ENEM 2