sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cada cidadão é comprometido com equilíbrio ambiental

Pequenas atitudes são contribuição à natureza

André Crespani
Cabe aos cientistas projetarem e desenvolverem tecnologias que possam estabilizar e até reverter o processo de aquecimento da Terra. Cabe aos governos a criação e fiscalizalção de leis eficientes que garantam a vida em nosso planeta. É dever das empresas e indústrias cumprirem essas leis, e adotarem todas as medidas e precauções para que sua produção possa ser limpa e responsável.
 
Mas não é apenas desses grupos a responsabilidade por mudar a forma de relação com o mundo, garantindo o equilíbrio do ambiente. Cada indivíduo deve ter sua parcela de comprometimento. Pequenas atitudes podem  representar pouco se observadas de forma isolada, mas têm uma grande força quando percebidas no coletivo.
 
Por exemplo, trocar lâmpadas comuns por fluorescentes reduz a emissão de CO2. Da mesma forma, produzir menos lixo – nesse caso principalmente o lixo orgânico – evita a emissão de metano.
 
O professor Jefferson Cardia Simões, do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas (Nupac), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diz que é importante que a sociedade passe a consumir menos. Para ele, o modo de  vida consumista é o principal motor da produção poluente. A crise ambiental, de acordo com o professor do Nupac, é também uma crise social.
 
Os governos devem estimular o desenvolvimento dos transportes menos poluidores – como hidrovias e ferrovias; mas é o indivíduo que tem de optar por adotá-los. No deslocamento diário, também se deve dar preferência aos tranportes coletivos, reduzindo o número de veículos poluentes circulando.
 
Os carros são grandes fontes de liberação de CO2 na atmosfera, e a troca de combustíveis derivados de petróleo por biocombustíveis (ou outras formas alternativas) pode ser de grande valor. Na impossibilidade de mudar o combustível, a simples atitude de manter o veículo sempre bem revisado e em boas condições já diminui em muito a emissão de gases estufa e outros poluentes.
   
O importante é cada um fazer sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapas Mentais para Vestibular e ENEM 2