terça-feira, 3 de setembro de 2019

Introdução à química celular



Conhecendo a célula de fora para dentro, você descobrirá que elas são formadas por pequenas unidades: as moléculas.

Moléculas
União estável de dois ou mais átomos.

Átomo
É a menor partícula de um elemento capaz de formar uma combinação química.

A ligação covalente ocorre quando dois átomos se aproximam um do outro e compartilham um ou mais elétrons.

Dos 92 elementos naturais existentes no Universo, 21 são essenciais para o funcionamento da vida na Terra, sendo assim, importantes para as células. Entre eles, os principais elementos químicos são: o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o enxofre (S) e o fósforo (P).

Você deve estar pensando que esses elementos são os mais comuns no Universo e os mais abundantes na crosta terrestre, certo? Se você pensou dessa forma, infelizmente, pensou errado. Pesquisas espaciais mostram que a ordem decrescente de abundância dos elementos químicos no Universo é diferente.

Estas indicam que os mais comuns são: hidrogênio (H), hélio (He), oxigênio (O), carbono (C), nitrogênio (N), neônio (Ne), silício (Si), magnésio (Mg), ferro (Fe), enxofre (S), argônio (Ar), alumínio (Al), cálcio (Ca), níquel (Ni) e sódio (Na).

Os elementos químicos mais abundantes na crosta terrestre são: oxigênio (O), silício (Si), alumínio (Al), ferro (Fe), cálcio (Ca), sódio (Na) e potássio (K).
Na célula, encontram-se presentes, aproximadamente, 30 elementos químicos, sendo o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O) e o nitrogênio (N), os principais.

Mas, por que será que o carbono é o principal elemento formador dos seres vivos?
O carbono é encontrado nas análises de amostras de todos os organismos vivos. Ele tem a possibilidade de formar quatro ligações simples, ou ainda, ligações duplas e triplas, sempre procurando adquirir a estabilidade química, isto é, a última camada com a confguração eletrônica semelhante a dos gases nobres.

Nas células, o carbono é o único átomo com capacidade de formar longas cadeias com ligações covalentes entre si, constituindo estruturas complexas com forte estabilidade química, como as proteínas.

Além das proteínas, o átomo de carbono (C) também participa na composição química das moléculas dos carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos.
Muitos compostos químicos que tem o elemento carbono (C) na sua constituição, são dissolvidos pela água.

Os ácidos nucléicos (DNA e RNA), conhecidos como moléculas da “vida”, são formados basicamente pelo elemento químico carbono (C), sendo assim, do ponto de vista biológico, o carbono passa a ter importância fundamental


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapas Mentais para Vestibular e ENEM 2